Loja Insecta Shoes

Porto Alegre - Rio Grande do Sul / Brasil

Projeto

2017

Obra

2017

​Área 30m²

Equipe

Projeto Arquitetônico

Diego Brasil

Anderson Calvi

Foto

Caetano Salerno

O projeto de interiores para loja Insecta Shoes está localizado em Porto Alegre/RS. Assim como deve ser a arquitetura, a Insecta é uma marca atenta às questões ambientais e comprometida com a responsabilidade social. Essas premissas da marca encontraram consonância com o projeto proposto para esse interior.

O espaço destinado a loja é uma peça complementar de uma antiga residência que foi transformada na sede administrativa da Insecta Shoes. Com a possibilidade da futura expansão e/ou alteração da configuração dos espaços atuais, o projeto foi idealizado de forma a possibilitar a alteração do layout do espaço, bem como, a fácil realocação das peças para outro lugar ou, até mesmo, ser estabelecida em outro endereço.

Portanto, foram desenhadas apenas duas peças que montam diversas configurações e cumprem distintas funções. O primeiro componente em formato cruciforme é fixado repetidamente na parede, esse elemento funciona como apoio e encaixe para as outras peças. O segundo componente é um módulo retangular que, excetuando duas arestas, tem suas quinas compostas por perfis metálicos quadrados e três faces envolvidas com chapa metálica expandida. Esse módulo, isoladamente, pode funcionar como expositor para os sapatos, mesa de centro, banco, suporte para mochilas e balcão para atendimento; se combinado pode funcionar como estante, anteparo, balcão de espera, dentre outras possibilidades.

Logo, o projeto minimiza o número de peças necessárias, uma vez que é possível montá-lo de acordo com a necessidade; permite o fácil transporte dos módulos; e permite um jogo de sobreposições, justaposições e encaixes para se adaptar a novas funções.